O Professor de Música Guilherme Goveia realizou com a turma do 5° ano A uma atividade onde ele vendou os alunos e tocou uma série de instrumentos: saxofone, flauta doce, flauta transversal, pandeiro, chocalho… dentre outros. Os estudantes tinham que acertar o nome e a ordem em que os instrumentos foram tocados. Foi um sucesso com a garotada!
Aqui no Colégio Pio XII há muitos anos inserimos a musicalização como processo pedagógico por entendermos a importância dessa metodologia no processo de aprendizagem da Educação Infantil. E fazemos o uso da música de várias formas, desde o berçário até o 5º Ano, com o objetivo de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar.
O Ministério da Educação já emitiu nota onde ressaltou a importância do uso da música, tendo inclusive ressaltado que
um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. Acreditamos que qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos usados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve.
Sabemos que no que tange ao uso da criatividade e do descobrimento de habilidades o uso de diversos instrumentos em sala de aula pode evidenciar habilidades desconhecidas, aumentar a interação com objetos e o “saber-fazer”, entre outras capacidades tão importantes nessa fase de desenvolvimento pedagógico. E, por isso mesmo a aula do professor Guilherme foi um sucesso! Confiram as fotos!