8º Ano aprende na prática sobre as células - Colégio Pio XII

DSC03022A célula é a unidade estrutural e funcional dos organismos e representa a menor porção de matéria viva.

Todos os seres vivos são formados por células. Alguns são constituídos de apenas uma célula – os chamados unicelulares. Outros são constituídos por mais de uma ou várias – os chamados pluricelulares.

Algumas estruturas presentes nas células dos vegetais estão ausentes nas células dos animais, e vice-versa.

DSC03023Para perceber algumas dessas diferenças, a turma do 8º Ano foi ao Laboratório de Ciências. Lá, foram coletadas células da bochecha de duas alunas – Andressa de Abreu e Ana Karolina Favoretti (representando as células animais) e, ao microscópio óptico, comparadas com as células vegetais da planta aquática Elódea (Elodea canadensis).

Os alunos perceberam as diferenças e semelhanças entre essas células, relembraram a importância do pigmento verde das plantas (clorofila) e a importância do processo de fotossíntese para todos os seres aeróbicos (seres que utilizam o oxigênio na respiração).

De forma prática e divertida, os alunos conseguiram aplicar e assimilar a teoria discutida em sala de aula.

Clique aqui para ver mais fotos!