ACESSIBILIDADE: UMA  QUESTÃO  DE  CIDADANIA ! - Colégio Pio XII

O Projeto Acessibilidade vem sendo realizado anualmente no Colégio Pio XII há vários anos, uma tradição que tem por objetivo mostrar aos nossos pré adolescentes, alunos de 6º e 8º Anos, na prática, a importância da acessibilidade como fator de cidadania, ou seja, a garantia do direito de ir e vir a pessoas portadoras de necessidades especiais e/ou com mobilidade reduzida.

Ontem/21 pela manhã, os nossos Professores Lorayne Pedrosa (Biologia) e Robson Mauro (Educação Física), trouxeram ao Colégio Pio XII um exemplo vivo das dificuldades que passa um portador de deficiência visual,  Ronaldo  Martins.     Ele veio contar aos nossos alunos a sua história, o momento em que ficou cego e como soube lidar com a situação.
img_8842img_0146

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender, na prática, as dificuldades que os portadores de deficiência vivenciam, e para que isso acontecesse os Professores organizaram algumas atividades/obstáculos na sala de Artes, na Cozinha Experimental e no nosso pátio, possibilitando um melhor entendimento, como: vendar os olhos e ir para as atividades cotidianas; com pés descalços no chão e pisando em alguns objetos para identificá-los; apoiar-se no ombro de alguém para orientar-se na caminhada; etc.   Eles também puderam trabalhar a questão do Golbol que é um jogo praticado por atletas portadores de deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário.
img_0159 img_8835
img_0141

Na sequência, foram todos para a rua, em duplas, para sentirem as dificuldades e o desafio que a falta de acessibilidade representam, em nossas cidades.
img_8852 img_8856

Uma coisa que ficou explícita para os alunos que participaram das atividades relatadas foi como a deficiência visual possibilita a potencialização dos demais sentidos.   Na Cozinha Experimental eles puderam perceber como o paladar fica mais aguçado, ao degustarem jiló, maçã, morango e pêra.
img_0140

No próximo mês daremos continuidade ao Projeto Acessibilidade, levando essas turmas para o pátio, a cantina, o laboratório de informática e a biblioteca, e depois para a rua em cadeiras de rodas.