ALUNOS CONHECEM O MUSEU DE MINERAIS E ROCHAS DA UFES - Colégio Pio XII

Com o objetivo de melhorar os conhecimentos de nossos alunos e expandir o aprendizado para além da sala de aula, nesta quarta-feira (28), houve uma Saída Pedagógica ao Museu de Minerais e Rochas na UFES.O Museu faz parte do departamento de Oceanografia, do Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES.O laboratório contém um acervo de minerais e rochas, com amostras dos principais minerais existentes, de vários tipos de minérios, de rochas mais comuns do nosso Estado e do Brasil e de fósseis. O Laboratório atende à diversas disciplinas, como as de mineralogia e geologia, para os cursos de oceanografia, geografia, química, ciências biológicas e outros. Os alunos do 6º Ano foram acompanhados dos professores de Geografia e Ciências, Victor Seadi e Lorayne Pedrosa.Lá eles puderam aprender sobre o que são os minerais e as rochas, e como diferenciá-los. Viram também os três tipos de rocha que foram estudados em sala (Ígnea, Metamórfica e Sedimentar), vários fósseis de peixes e árvores e presenciaram um experimento, com uma reação de HCl, para identificar o tipo de rocha pelo seu material.Eles viram também rochas de talco e grafite, e as usaram para escrever em um papel.Para completar, os alunos puderam comprar rochas e minerais disponíveis e desfrutar de um momento de lanche, no qual eles conversaram bastante sobre o que tinham visto. Foi um momento muito agradável e de muito aprendizado. Os alunos curtiram demais!