Alunos da 2ª Série do EM participam de aula prática - Colégio Pio XII

Aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da área das Ciências da Natureza. Aliar teoria à prática possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. Estas aulas funcionam como uma espécie de catalisador para os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, já que a vivência de uma experiência facilita a fixação das informações.

Além de passar toda a matéria do currículo para os alunos, também é papel da escola instigá-los, provocá-los e orientá-los rumo à capacidade de pensar criativa, original e criticamente. A aula prática é igualmente necessária para o ensino pleno dos estudantes.

E foi pensando em proporcionar o melhor para os alunos da 2ª série do E.M, que a Professora de Biologia, Lorayne Pedrosa, realizou um dia de aula prática com os estudantes. Durante o decorrer do dia a turma realizou várias atividades como plantar sementes na horta do Colégio – a pedido dos próprios alunos- . Realizaram também coloração pelo Xilema das rosas e puderam ver no microscópio o corte transversal de um caule.

Com essas atividades os alunos puderam encerrar de maneira  dinâmica e interessante o seu aprendizado sobre o Reino Plantae. Eles puderam participar do processo de desenvolvimento de uma planta desde sua plantação até seu desabrochar. #SouMaisPioXII