Alunos da turma Integral 4 aprendem sobre a Língua Brasileira de Sinais - Colégio Pio XII

Desde 2002 o Brasil possui duas línguas oficiais: a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Ela é composta por um conjunto de formas gestuais e é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação. Lembrando que há diferenças nas “línguas de sinais” usadas em diferentes países. Cada nação, assim como nós, tem seu código linguístico de sinais.

Consciente da importância da inclusão, a professora Érika Lemos ensinou para a turma do Integral 4 a importância da língua no cotidiano. Os alunos aprenderam durante esse momento palavras e frases essenciais para uma comunicação básica com surdos, através do Livro Ilustrado da Língua Brasileira de Sinais, de Mary Lopes.

O objetivo é conscientizar os alunos e informar a existência da língua, para que despertem o interesse pela mesma e compreendam que é preciso se adaptar para as necessidades do próximo e que “ser diferente é normal” sim.

O Colégio Pio XII se preocupa com a educação inclusiva e, sempre busca conscientizar os alunos para que o respeito e o carinho sejam sempre mantidos dentro e fora da escola.