Alunos do 1º período constroem mini jardim com material reciclável - Colégio Pio XII

É de extrema importância iniciar os estudos sobre como cuidar do solo na Educação Infantil, de forma que o aprendizado ocorra de maneira mais eficaz. No colégio, nossos alunos aprendem sobre o tema com alguns dos nossos projetos, como a Horta Escolar, por exemplo. No entanto, dessa vez, eles viram uma maneira diferente.

As turmas do 1º período estão realizando uma experiência incrível. Na aula da Escola da Inteligência, os alunos construíram um mini jardim utilizando materiais recicláveis. As professoras Karla Tietz e Gleiciane Fonseca e as auxiliares Janine Oliveira e Fernanda Pecly, sob supervisão da professora Lorayne Pedrosa, ajudaram os pequenos nessa tarefa. Em uma garrafa PET, foi colocada uma porção de pedras, uma de areia, e outra de terra. Para manter a autossuficiência do solo, algumas minhocas foram colocadas no experimento. Por fim, uma planta de jardim foi colocada.

O objetivo da atividade foi para que os alunos percebessem como a natureza se mantém, bem como a necessidade de cada elemento para a sobrevivência. Além disso, foi possível verificar também o ciclo da água, e como a planta se comporta no dia a dia. Na sala de aula, os alunos cuidam e observam o desenvolvimento conforme a planta é regada e nutrida.

Dessa forma, os alunos puderam notas a importância da manutenção da vida, bem como a de recursos naturais não renováveis, como a água, essencial no ciclo de vida das plantas. Além disso, aprenderam também a valorizar a vida e os ciclos interligados presentes na natureza.