No nosso cotidiano, a química está espalhada por toda parte. Centenas de reações químicas acontecem sem que a gente perceba. Elas estão presentes nos mais simples dos nossos gestos, até mesmo no ato de comer um pão ou um bolo no café da manhã. E para explicar isso para a turma do 4º ano, a professora Érika Lemos usou uma estratégia diferente.
Na disciplina de ciências, os alunos estão estudando sobre as transformações químicas. Visando um aprendizado mais dinâmico, a professora organizou com a turma um grande café da tarde, em que eles mesmos prepararam os bolos e pães levados.
Dessa forma, eles puderam vivenciar, com a ajuda da família, as mudanças que acontecem no alimento devido à presença de fermento, e viram na prática como cozinhar é um ato que envolve muito a disciplina de ciências.
Na sala de aula, houve uma confraternização entre as crianças para saborear as deliciosas receitas que cada um escolheu. Assim, elas puderam compartilhar diferentes estratégias que cada uma usou na hora de preparar o alimento. Desse modo, o aprendizado dos alunos tornou-se muito mais efetivo, pois eles puderam presenciar em casa o acontecimento do conteúdo aprendido.



