ALUNOS DO 4º ANO REALIZAM TREINO DE ESPORTE PARALÍMPICO - Colégio Pio XII

Vocês, por um acaso, já ouviram falar de vôlei sentado? Pois é, o vôlei sentado surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. A união das duas modalidades fez surgir o vôlei sentado em 1956. Utilizando basicamente as regras do vôlei, o esporte tem um ritmo frenético e é disputado oficialmente desde as Paraolimpíadas de Arnhem-1980, na Holanda.
volei-sentado-3

Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora e uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

Tão fascinado com a ida às Paralimpíadas Rio 2016, o Profº Robson Mauro, Educador Físico do Colégio Pio XII, está trazendo algumas modalidades para o nosso ambiente escolar para que os alunos possam trabalhar questões diferentes das que são comumente trabalhadas em quadra, como: futsal, handebol, vôlei e etc., e a paralimpíada no Rio foi uma porta aberta para essas novas práticas.
img_0099

Os alunos que abriram esse novo Projeto foram os da turminha do 4º Ano, que tiveram a oportunidade de aprender as técnicas do vôlei sentado juntos ao Professor e, logo após, disputarem entre eles no pátio do Colégio. A atividade não parou por aí, estendeu-se também para outras turmas.
img_0095 img_0101

As crianças adoraram e puderam ver que as coisas não são tão simples como pensamos. Puderam refletir que cada um, mesmo com as dificuldades, podem alcançar seus sonhos.
img_0104