Na última sexta-feira (27), o Colégio Pio XII em parceria com a agência Personal Turismo, levou as turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e a 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio ao Instituto Terra, em Aimoirés – MG, sediado em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em unidade de conservação de caráter privado, criada com o objetivo de conservar a diversidade biológica.
Acompanhados dos professores Adolfo Brás e Francismar Cunha, supervisionados pela coordenadora Neuzeli Baptista, os alunos partiram de trem às 07h para uma rotina com uma programação especial.
Dentre as atividades desempenhadas, estão:
- Trilha Institucional Orientada: compreende conhecer a estrutura física e histórica do Instituto Terra, de forma interativa e personalizada, que em alguns pontos preservam a arquitetura original da Fazenda Leiteira, assim como alguns projetos de Educação Ambiental que são realizados na Instituição. E apreciar as obras fotográficas de Sebastião Salgado.
- Trilha Interpretativa dos Quatis: A trilha possui um percurso com cerca de 600 metros de extensão e duração aproximada de 1 hora. Nela encontramos várias espécies da fauna e da flora existentes na Mata Atlântica. Compreende a visitação da primeira área de plantio do Instituto Terra.
- Visita ao Viveiro de Mudas Nativas: abrange o conhecimento do que podemos dizer de “Símbolo de excelência em recuperação ambiental”, pois o viveiro de espécies nativas da Mata Atlântica do Instituto Terra é um dos maiores e mais diversificados de nosso país, com capacidade para produzir até um milhão de mudas por ano. Abastece o reflorestamento da Reserva Particular do Patrimônio Natural e os projetos ambientais do Instituto, operando com uma diversidade mínima de cem espécies nativas simultaneamente.
- Plantio Simbólico: compreende uma atividade prática em que o grupo planta uma muda.
- Filmes: estes se apresentam ligados a dados históricos, realizações e atividades ligadas ao processo de recuperação da RPPN Fazenda Bulcão e arredores, com programas de extensão.
E é claro que todos tiveram uma ótima experiência. Afinal, foi possível ver de perto todo o conteúdo estudado em sala de aula. A chegada na estação Pedro Nolasco aconteceu às 20:15, encerrando o dia de muitos novos aprendizados.



