Alunos do nono ano apresentam projeto no evento Sinepe em Ação - Colégio Pio XII

O evento Sinepe em Ação é promovido pelo Sindicato das Empresas Particulares do Estado do Espírito Santo (SINEPE-ES) e tem o intuito de incentivar, divulgar e premiar a atuação de instituições e indivíduos que tenham apresentado contribuições valiosas para a inclusão social dos cidadãos e iniciativas voltadas para a sustentabilidade ambiental. Por isso, com auxílio do professor Francismar Cunha, os alunos do nono ano apresentaram na 13ª edição o projeto de criação do Atlas Geográfico Digital de Vila Velha, a partir da cartografia colaborativa.

O desenvolvimento do projeto se deu no primeiro semestre deste ano, buscando a articulação de conceitos de geografia, aplicação prática dos mesmos e a realidade dos alunos. O atlas foi desenvolvido inicialmente em duas etapas. A primeira foi o planejamento, que consistiu em pensar em uma maneira de articular a tríade citada juntamente com as metodologias ativas de ensino. Nesse sentido, foram selecionados inicialmente os seguintes eixos temáticos da disciplina: cartografia, bacia hidrográfica, urbanização, áreas de risco, patrimônio histórico e cultural, vegetação, uso do solo, impactos ambientais, uso e conservação dos recursos hídricos e do solo, espaço urbano, espaço rural, dentre outros.

Já a segunda foi referente à aplicação e o desenvolvimento com os alunos. Nela, eles construíram uma plataforma online de mapeamento colaborativo onde pudessem produzir seus mapas. A plataforma online de mapeamento colaborativo foi desenvolvida a partir da integração de planos de informações de um software do Sistema de Informação Geográfica (SIG) utilizado para a confecção de mapas e a plataforma online da Google “My Maps”.

Quanto aos resultados, o projeto permitiu o desenvolvimento concreto do trabalho com as metodologias ativas de aprendizagem. Isso possibilitou aos alunos uma melhor articulação entre os conceitos de geografia, aplicação prática dos mesmos e a realidade dos alunos. Assim, o processo de aprendizagem tornou-se mais significativo, além de criar uma nova forma de relacionamento dos alunos com o conhecimento.

Para mais informações, acesse: http://sinepe-es.org.br/main.asp?link=noticia@@id=863