Alunos dos 1ºs Anos têm uma conversa especial com autores do livro "O riso de Chico" - Colégio Pio XII

Os alunos dos Primeiros Anos A, B e C tiveram um momento muito especial. Os autores do livro “O Riso de Chico” estiveram em nosso colégio para conversar com nossos pequenos sobre a obra. O irmãos Lucas Albani e Luan Albani, respectivamente autor e ilustrador, explicaram para eles que o Palhaço e o Riso são um só, são amigos inseparáveis.

O diálogo seguiu a narrativa do livro, levando os nossos pequenos a pensarem o que aconteceria se em um determinado momento esses inseparáveis amigos fossem, sem qualquer tipo de escolha, divididos? Outro ponto importante foi mostrar o valor e o poder de uma forte amizade. Como fazer para que a partir de uma forte amizade o o reencontro aconteça? Como manter vivo dentro deles o sentimento de amizade, como fazer para que esse sentimento não se perca no deccorer do tempo.

O livro conta a história do Chico, que já nasceu palhaço e com o riso no rosto, enquanto todos os bebês da maternidade onde nasceu soltavam os seus sonoros choros. O personagem, sempre sorrindo e fazendo os outros sorrirem era um sucesso por onde passava. Ele e o riso sempre presente em seu rosto.

O “respeitável público” e o nosso o palhaço favorito se deparam com uma fato triste: um evento inesperado separa Chico do seu melhor amigo, o que tira aquele conhecido do sorriso do rosto. E ele, com a ajuda do seu monociclo voador (o transporte mais irado do mundo), entra numa jornada para encontrar aquilo que se perdeu e, também, poder descobrir quem ele próprio é.

A partir daí os autores mostraram as nossas crianças , e também as suas famílias que leram com os pequenos o livro em casam, a importância de questões como promoverem o bem e de terem empatia com os problemas dos outros. E, principalmente de serem leais com seus amigos. A fábula mostrou também que a superação pode vir nos menores detalhes e vitórias. Maravilhoso, não é mesmo? Sem falar que trabalhamos essa obra capixaba maravilhosa, prestigiando a literatura de nosso estado.