Alunos e Professores do PIO XII Visitam Rede "A Tribuna" 2009 - Colégio Pio XII

visita_tribuna_foto_site2009As professoras Regina, Jo, Vanessa e Ilka levaram as turmas dos 4º Anos A e B e dos 5º Anos A e B do Ensino Fundamental para visitarem as instalações da rede de comunicação “A Tribuna”. Recepcionados pela Maria Tereza, funcionária da rede, os Alunos e Professores tiveram contato com o local que divulga as notícias que acontecem no estado. As turmas conheceram o parque gráfico onde é feito o jornal impresso “A Tribuna”, o estúdio de TV, de onde são apresentados os noticiários locais da emissora e a redação onde são produzidas as reportagens jornalísticas.

A proposta da visita foi conhecer o ambiente onde são elaboradas e veiculadas as notícias do dia a dia, que tem grande importância para a formação da opinião da sociedade e mostrar aos alunos a prática jornalística, já que construíram um jornal em sala de aula e trabalharam várias editorias. Nas áreas de Esportes, Cultura, Turismo, Opinião do leitor, Classificados, Previsão do tempo, dentre outras páginas, foram redigidas notícias que fazem parte da vida dos alunos e inseridas num impresso em formato de tablóide, como exercício de redação das aulas de português da Professora Regina.

As disciplinas curriculares trazem um universo de possibilidades criativas. O Colégio PIO XII busca trabalhar as infinitas nuances que envolvem os assuntos e desta vez, o mercado de trabalho e os formatos das profissões foram explorados por meio desta prática pedagógica, despertando o interesse dos alunos de forma contextualizada e promovendo a construção de uma política voltada para a qualidade do ensino.