Alunos realizam viagem pedagógica para as Três Santas - Colégio Pio XII

No mês de dezembro, nossas turmas do 5º, 6º e 7º anos realizaram um estudo de campo na região das Três Santas, que contempla as cidades de Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. O objetivo foi de conhecer as regiões de colonização de imigrantes, bem como a história traçada pelos alemães e italianos que escolheram o Espírito Santo para recomeçarem as vidas.

Para isso, os professores Érika Bonandi, Kléber Rogéres, Lorrayne Franca, Robson Mauro e Tarcísio Neves acompanharam os alunos nessa aventura.

O passeio começou no Museu do Colono, em Santa Leopoldina, onde foi possível apreciar o acervo, que é constituído de cerca de 600 peças, destacando-se mobiliários, faianças de várias partes do mundo, opalinas, fotografias, instrumentos musicais, relógios antigos, cujo arranjo reflete os costumes de uma família bem aquinhoada do final do século XIX.

Em seguida, os alunos foram para o Museu da Imigração Pomerana, que serviu durante muito tempo como sede da Estação de Fruticultura do município. Inaugurado em 1991, ele foi instalado em uma casa com características pomeranas.

Por fim, a visita encerrou-se no Museu Mello Leitão, que tem como principais objetivos colecionar espécies de plantas e animais, com fins científicos, a pesquisa biológica, especialmente a flora e a fauna da Mata Atlântica, a educação ambiental e a preservação da memória de Augusto Ruchi.