CANTINA DO PIO XII SEGUE AS REGRAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE - Colégio Pio XII

As normas do Ministério da Saúde, contidas no “Manual das Cantinas Escolares Saudáveis – Promovendo a alimentação saudável”, estão sendo estudadas com muita seriedade pela querida cantineira Rose Moreira e seu filho Lucas, com a ajuda do acadêmico de Biomedicina Samuel Alcantara (egresso e ex-Auxiliar de Coordenação do Pio XII).    E, o que é mais importante, as orientações já estão sendo  postas em prática, por uma questão de responsabilidade e compromisso com nossos alunos, que se sobrepõem ao mero interesse comercial.

Dessa forma, há tempos que a comunidade escolar já não encontra chicletes e frituras para comprar.   Todos os salgados oferecidos são assados, tais como o pão de queijo, os pastéis, os pães de batata, empadas,  pizzas rolés e até o hamburger.     Além disso, o nosso pessoal encontra  sanduíches naturais, frutas inteiras, sucos naturais, saladas de frutas bem frescas e até biscoitos integrais para um lanche bem saudável.     Alunos e funcionários que almoçam na cantina também encontram refeições mais leves e saudáveis, com mais carnes brancas e menos gordura.

O que lamentavelmente ainda está faltando é o esclarecimento e o empenho de muitas famílias, na criação de hábitos alimentares saudáveis para seus filhos.    E não é por falta de informação, já que a imprensa brasileira tem feito um ótimo papel na veiculação de informações sobre os grandes malefícios que o excesso de sal, açúcar, gorduras animais e/ou hidrogenadas, bem como o consumo de frituras, embutidos, alimentos industrializados, refrigerantes e outros “venenos” alimentares causam à saúde humana.

O Colégio Pio XII cumpre o seu papel, também nessa área, exigindo da arrendatária da nossa cantina um compromisso sério com esse quesito.   Além disso, qualquer pessoa que circula pelo Colégio no horário de saída do turno da tarde percebe que muitas das nossas crianças da Educação Infantil portam na camiseta uma estrela em papel laminado, , que nós adotamos como um “Honra ao Mérito” para quem trouxe de casa um lanche que  incluía uma fruta fresca e/ou um suco natural.

Gostaríamos de contar com a compreensão e o compromisso dos pais dos nossos alunos, de todas as idades, para a importância da família no que diz respeito a adotar em casa os bons hábitos alimentares, e incutir em seus filhos a noção de que nós somos aquilo que nós comemos, e que a saúde de cada um depende fundamentalmente disso, especialmente na idade madura.