COLÉGIO INICIA PROJETO CIRANDA DE LIVROS - Colégio Pio XII

Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. A narrativa faz parte da vida da criança desde quando bebê, através da voz amada e das canções de ninar, que mais tarde vão dando lugar às cantigas de roda, a narrativas curtas sobre crianças, animais ou natureza. Algum tempo depois, as crianças passam a se interessar por histórias inventadas e pelas histórias dos livros, como: contos de fadas ou contos maravilhosos, poemas, ficção, etc.

As crianças bem pequenas interessam-se pelas cores, formas e figuras que os livros possuem e que mais tarde, darão significados a elas, identificando-as e nomeando-as. É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado com isso ela começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo encantador.

Contar histórias mesmo para as crianças que já sabem ler é importante, pois quando as crianças maiores ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar.

Pensando no melhor desenvolvimento da criatividade e do interesse pela leitura, as professoras do Colégio PioXII levam seus aluninhos à biblioteca semanalmente para que haja um contato maior das crianças com os livrinhos. Alem de elaborarem projetos, como contações de histórias, teatrinhos, cirandas, que ajudaram as crianças a gostarem de historinhas e leituras.Nesta sexta-feira as professoras do ensino infantil e fundamental 1 deram inicio ao Projeto ciranda da leitura onde os alunos podem escolher um livro para levar para casa e se deliciarem, encantarem com a leitura.

Com o objetivo de incentivar as crianças a  participar do projeto, no decorrer desta semana as professoras levaram seus aluninhos com mais frequência à Biblioteca para que eles pudessem se familiarizar com os livros e mergulhar no mundo das historinhas!