CONFIRA ALGUMAS ATIVIDADES DO DIA DO ÍNDIO - Colégio Pio XII

Nesta quarta-feira, dia 19 de Abril, foi comemorado o Dia do Índio. Em função da data, algumas de nossas professoras realizaram atividades voltadas para o tema.

No turno da manhã, a professora Jô Figueiredo caracterizou todos os alunos da turma 3 do Integral, contando com vários objetos da cultura indígena, como: cocar, zarabatana, arco e flecha, dentre outros.A turma 1 do Integral  também se caracterizou com lindos cocares,  juntamente com as  professoras Elisangela Corcini  e Jociane Passos.A professora Gleiciane Fonseca, do Maternal 3, falou e mostrou os instrumentos artesanais feitos pelos índios. Depois, eles aprenderam a fazer um chocalho. Eles também fizeram uma atividade de artes, de decorar a oca do índio com pontas de lápis.A turma do 2º período A confeccionou, com a ajuda da professora Chimene Moreira, uma peteca, um brinquedo originalmente indígena que se popularizou muito aqui no Brasil. Após isso, eles foram ao pátio para uma roda, onde ouviram um pouco sobre os costumes indígenas e depois foram curtir a brincadeira com a Peteca.

Já a turma do 2º Período B assistiu a um vídeo na sala de descanso sobre como são os costumes dos índios, fez uma atividade em sala, de caça palavras e cruzadinha e,por último, foram ao parquinho para poder brincar, caracterizados com uma linda pintura indígena.A turma do 1º Ano A participou, junto com a professora Maria Ângela, na confecção dos cocares, acessórios muito usados pelos índios.Já a professora Lorrayne Pires, do Maternal 2 , contou para seus alunos sobre o Dia do Índio, e então ela apresentou alguns objetos tipicamente indígenas, como : cocar, tanga, colares, mandioca, Depois, eles ajudaram na confecção dos seus próprios cocares!

Celebrar o Dia do Índio é celebrar também nossa cultura, já que esse povo deixou uma bagagem histórico-cultural maravilhosa para nós. Ainda hoje, os Índios fazem parte do nosso país, com uma população de aproximadamente 800 mil pessoas! Não podemos então nos esquecer desse povo que há tanto luta pelos seus direitos. É importante celebrar sim, mas precisamos também atentar para as necessidades desse povo que precisa da ajuda de todos nós. Veja todas as fotos em nossa galeria!