Conheça o Novo Mascote da Campanha - Colégio Pio XII

No Momento Cívico do dia 02 de outubro, o Colégio PIO XII utilizou como gancho o tema da sua mais nova campanha educativa: “Jogando limpo com o lixo”.

Após o Hino Nacional, os alunos do 6º Ano A leram um texto sobre Decomposição do Lixo e mostraram, através de um mural, o tempo de degradação de alguns materiais.

Em seguida, Dona Thereza discursou sobre a importância da conscientização do ser humano em relação ao lixo, e apresentou o desenho vencedor do concurso que escolheu o novo mascote da campanha. O vencedor foi o aluno Johann da Silva Soretz, do 7º Ano A. Ele criou o personagem Super R³, e foi premiado com a isenção da mensalidade referente ao mês de outubro.

Parabéns a todos os participantes do concurso! Agora, queremos contar com a participação de todos da nossa comunidade acadêmica nessa campanha, jogando sempre o lixo no lixo.

mascote_super_r³

Decomposição do Lixo
(Texto lido pelos alunos no momento cívico)

A poluição constante das águas do rio, do solo e do ar está causando muitos efeitos nocivos à nossa saúde e ao meio Ambiente.
Muitos materiais podem ser reaproveitados.
O plástico, vidro, papel e metais, podem ser reciclados e transformados em produtos novos, com custo bem mais baixo ao consumidor.

Por isso, prefira sempre adquirir produtos em embalagens recicláveis. Elas economizam energia elétrica, poluem menos e utilizam menos recursos naturais não renováveis para a sua fabricação.

A reciclagem do lixo assume um papel fundamental na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais ela também diminui o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas. Os benefícios obtidos são enormes para a sociedade, para a economia do país e para a natureza. Embora não seja possível aproveitar todas as embalagens, a tendência é que tal possibilidade se concretize no futuro.

Estatísticas

A quantidade de lixo produzida semanalmente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg (média mundial). O Brasil produz 241.614 toneladas de lixo por dia (imagine uma fila de caminhões de lixo, de cinco toneladas de capacidade ocupando uma distância equivalente a dez pontes Rio-Niterói). 76% desse lixo são lançados a céu aberto em lixões, 13% em lixões controlados, 9% vão para aterros sanitários e apenas 2% é reciclado. Isso acontece porque reciclar é 15 vezes mais caro do que simplesmente jogar o lixo em aterros. A título de comparação, o percentual de lixo urbano reciclado na Europa e nos EUA é de 40%.

Os catadores de papel que na maioria das cidades são marginalizados, na verdade contribuem com uma significativa parceria no processo de reciclagem dos materiais descartados nos grandes centros urbanos.

É preciso que a sociedade reveja certos hábitos, a fim de ajudarmos a minimizar o lixo que ainda tiver de ser produzido.

Fontes (com adaptações):