Crianças de até 03 anos têm uma necessidade biológica de aprender - Colégio Pio XII

Atualmente, a UNESCO e outros organismos internacionais alertam para a necessidade de educar crianças antes dos 3 anos, reconhecendo que os estímulos devem começar logo no primeiro ano de vida e até mesmo antes do nascimento do bebê. A quantidade e a qualidade dos estímulos que a criança recebe, nos 3 primeiros anos de vida, afetam a quantidade e a qualidade dos circuitos neuronais que se formam no cérebro. Pesquisas revelam que, até os 3 anos de idade, existe uma necessidade biológica de aprender.

A escola é o lugar que acolhe a curiosidade natural das crianças, desperta sua atenção, concentração e desejo de aprender. Os professores são uma referência adulta preparada para propor atividades desenvolvidas, especificamente, para os pequenos. Cuidam do estímulo à linguagem – essencial para a cognição em geral – com conversas e leituras que enriquecem as habilidades linguísticas. A leitura de livros aumenta o vocabulário e desenvolve o senso estético através das ilustrações. A escolha dos livros é importante para assegurar o acesso a textos e figuras relevantes

Brincar é uma característica importante para o desenvolvimento da inteligência. A escola sabe que a aprendizagem dos pequenos acontece nas imitações, nos jogos de faz de conta e nas brincadeiras que surgem nas diversas experiências que proporcionam novos pontos de vista, novos cheiros, sons e sensações. Bichos, plantas, alimentação, livros, pessoas, brinquedos, objetos, amigos, tudo o que faz parte da vida é objeto para exploração, reflexão e construção de conhecimento. O encontro com outras crianças amplia a socialização e estende o convívio fora do núcleo familiar.

Com isso, se cada dia for organizado para provocar experiências instigantes, a escola é um lugar estimulante e desafiador onde se fundam as bases das aprendizagens futuras.

Autoras do texto: Patrícia Konder Lins e Silva