Na quinta-feira, 22 de agosto, foi comemorado o Dia do Folclore Brasileiro. A instituição da data se deu em 1965, com o intuito de homenagear tradições, heranças culturais e diversas expressões artísticas que valorizam a riqueza de diversidade cultural presente em nosso país.
E é claro que aqui no Pio XII essa data não poderia passar em branco. Por isso, a professora Geany Tainan preparou, com a turma do 3º ano B, uma apresentação especial que foi realizada, após o horário do recreio, no Momento Cívico.

Ela explicou sobre a data, as diferentes formas de representação e sua respectiva importância cultural para o ser humano. Por isso, uma parte da turma encenou uma parlenda muito conhecida pelas crianças de todo o país: Um, dois, feijão com arroz. Em seguida, ao falar ainda sobre a vasta diversidade de manifestações folclóricas, outra parte da turma dançou a música “Ciranda, cirandinha”. Por fim, a turma inteira se uniu para apresentar a lenda do Saci, que é passada de geração em geração há centenas de anos.

As crianças, que aplaudiram de pé, aprenderam muita coisa legal com a professora Geany e com o 3ºB. Eles ainda falaram sobre a riqueza do estado, e de outras histórias que correm pelo país.
Ah, e não é só isso. Várias professoras trabalharam individualmente com suas turmas.
As professoras Rônega Araújo e Adriana Marinheiro montaram uma tenda de Contação de Histórias. Nela, foram usados diversos personagens, através de fantoches, para contar as histórias do folclore brasileiro.

O Maternal II montou um painel lindo com a professora Lorrayne Pires.

A professora Stelamares Corrêa e a estagiária Mariane Brum também montaram um painel com a turma do Maternal III.

Já as turmas do 1º período, das professoras Karla Tietz e Gleiciane Fonseca e estagiárias Janine Oliveira e Fernanda Pecly, coloriram desenhos de diferentes personagens das histórias brasileiras.

Nas salas do 2º período, as professoras Viviane Peçanha e Cláudia Coelho, e as estagiárias Joana Velten e Nayara Santos, criaram junto com a turma livros de parlendas, que foram expostos no mural da escola, identificando as diferentes por região.

A turma do 1º ano A confeccionou junto com a professora Maria Ângela Balbino um enorme painel, exposto no corredor do pavilhão. Além disso, os alunos também construíram um bilboquê e fizeram a brincadeira do Saci.

O 1º ano B participou de diferentes brincadeiras folclóricas, como prender o Saci na garrafa e a confecção da Sereia Iara. Além disso, eles jogaram também o dado das lendas, em que cada um jogava um dado, e o aluno precisava associar a imagem a uma lenda do folclore brasileiro, e contá-la para a turma.

Ivaneide Oliveira, professora do 2º ano B, confeccionou junto com a turma divertidas petecas, que os alunos usaram para resgatarem as brincadeiras do folclore.

E não podemos deixar de falar sobre a professora Jacitara Figueiredo, nossa querida Tia Jô. Ela produziu um jogo de o que é o que é, para brincar com a turma do 3º ano A.



