Dilema das férias: hora de curtir ou de estudar? - Colégio Pio XII

Hoje é quarta- feira, dia da nossa Coluna Família x Escola: A Indispensável Parceria. Desta vez, trazemos para vocês que fala sobre o dilema das férias: hora de curtir ou de estudar?

Enfim, férias. Essa constatação só seria melhor se você não tivesse que estudar para o ENEM, que acontece nos dias 4 e 11 de novembro, para os vestibulares… A gente sabe. Mas nada de desanimar por conta disso, ok? Muita gente acaba usando o período de férias escolares para tirar o atraso e estudar tudo o que não estudou durante o primeiro semestre do ano. Cartão vermelho! Nada de usar esse curto período de tempo para virar noites em claro lendo livros, resolvendo exercícios e finalizando apostilas. O problema é que você também não pode deixar os estudos totalmente de lado, pois acaba perdendo o pique.
A preguiça domina mesmo, não tem jeito, masseparamos dicas para você conseguir estudar e curtir ao mesmo tempo. Afinal, as férias não precisam deixar de serem férias só porque você vai precisar continuar estudando.

Dica 1: Sabe aquela frase de mãe que diz assim: tem hora para estudar e hora para brincar? Ela cabe perfeitamente aqui. Divida os seu tempo para acabar não comprometendo um dos lados. Por outro lado, há pessoas que não conseguem achar o meio termo e preferem descansar totalmente nas férias. Se esse é o seu caso, aproveite para esvaziar totalmente a cabeça. Se for viajar, nada de levar as apostilas na mala. Na volta, você retorna com os estudos.
Dica 2: Estabeleça horários certos para pegar firme nos estudos e tente fixá-los no seu dia a dia. Por exemplo: estude pela manhã e fique livre à tarde. Ou vice-versa. O importante é perceber em qual momento seu rendimento é maior.

Dica 3: Jamais, nunca, sob hipótese alguma ative o despertador nas férias. A menos que você esteja fazendo um curso ou realmente precise acordar cedo. Caso contrário, priorize o sono. Nas férias, está liberado recuperar o sono perdido.
Dica 4: Aproveite esse período para ler aquele livro que você estava querendo, mas não tinha tempo por conta das leituras obrigatórias do colégio. Nem que, por exemplo, você continue lendo livros obrigatórios durante o dia e à noite, antes de dormir, leia algo maislight para relaxar.
Dica 5: Seu forte é exatas, humanas ou biológicas? Depois de identificar as matérias que você manda melhor, é hora de priorizar aquelas que não são tão simples assim. Revise aquilo que já está na ponta da língua e aproveite para dedicar mais tempo nas matérias que você sente mais dificuldade.

Dica 6: No tempo livre, faça aquilo que mais gosta. Seja andar de skate, passear no shopping, ir ao cinema ou assistir a filminhos em casa mesmo. O importante é que essas horas livres sejam realmente divertidas!
Dica 7: Sabe aquela hora de organizar suas coisas, ver o que pode jogar fora e o que quer guardar? Essa é uma boa hora para começar a estudar, você vai poder dar uma revisada no que viu no último ano, provavelmente algumas coisas que esqueceu e dar uma lida é sempre interessante.
Dica 8: Escrever sobre suas férias é uma ótima forma de praticar sua redação, é interessante até criar um diário para contar o que está acontecendo com você.
Dica 9: Estar antenado com o que acontece no mundo é muito importante, isso vai ajudar também na hora de fazer a prova de vestibular, por isso não esqueça de ler e assistir jornais. Agora é só colocar em prática as dicas para estudar nas férias.

Boas férias e bom estudo!