Dinâmica sobre gastos supérfluos é realizada com alunos do EF2 - Colégio Pio XII

A professora Eliane Maia realizou uma dinâmica super especial com os alunos EF2, na disciplina de Empreendedorismo e Educação Financeira. Trata-se da dinâmica “Passo o Anel, Onde Gasto meu Dinheiro. Nela os alunos passavam uma moeda no grupo que estava identificado como : Mac Donald, Canetas, Games, Viagem, etc… Os demais deveriam descobrir onde ele deixaria a moeda. O objetivo é refletir sobre gastos supérfluos e evitar julgamentos em relação ao gasto do outro também. Demais,

Hoje a pedagogia nos mostra que o ensino da Educação Financeira vai muito além de ensinar os estudantes a poupar suas mesadas. Ela direciona o aluno a ter uma visão ampla das diversas operações do mercado financeiro e busca orienta-los a encontrar a melhor saída quando se deparar com uma situação que influencie no seu bolso.

Nós sabemos que nossas crianças e adolescentes estão expostas , todos os dias, a diversas propagandas e opções de produtos  cujo objetivo é os fazer  pensar que eles nunca têm o suficiente para viver e que sempre precisamam de mais.  Por isso, muitas vezes, por impulso e não por necessidade, as pessoas acabam adquirindo coisas que poderiam ser evitadas. Imagine essa pressão mercadológica em pessoinhas em desenvolvimento!

Aqui no Colégio Pio XII, temos orgulho de sermos umas das escolas precurssoras da Educação Financeira no Espírito Santo. Há mais de dez anos inserimos essa disciplina em nosso currículo e, de acordo com a idade, a etapa,  os alunos têm contato com situações como compras em supermerdinhos, aulas sobre juros bancários; poupança; cartão de crédito, dentre outras. O nosso objetivo é também os preparar para a vida financeira fora de nossa instituição,visto que muitos podem ser empreendedores e todos precisam saber organizar suas finanças, não é mesmo?!