Como é de conhecimento de todos estamos a poucos dias das eleições. Como vocês também já sabem, o Colégio Pio XII possui um enorme comprometimento com o período eleitoral. Pensando em proporcionar um maior aprendizado e esclarecimento sobre esse pleito, nossos alunos do Ensino Médio tiveram um uma palestra sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Essa palestra foi ministrada pela embaixadora da ONG Politize, Psicóloga e Socióloga Amanda Quenupe. Politize é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2015 que tem como missão fortalecer a cultura política democrática no Brasil, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Em uma conversa super dinâmica os alunos do Ensino Médio puderam aprender um pouco mais sobre o funcionamento do sistema eleitoral do País, bem como a importância de conversar sobre o processo eleitoral e a situação política atual sem fazer referências ou menções a partidos e candidatos.
Com este momento de conversa e orientação, nossos alunos puderam entender que é preciso que os jovens tenham a consciência de que fazem parte do processo político e de que não adianta apenas fazer o alistamento eleitoral e guardar o título na carteira. É preciso participar, fiscalizar e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Democracia é um direito, mas também um dever cívico.

Eles aprenderam que os jovens não podem ser inertes ao ponto de deixar os políticos corruptos agirem da maneira que quiserem. É preciso fazer a diferença e não ser apenas ser mais um na multidão. O voto tem consequências e por isso ele entenderam que ele não pode ser trocado ou vendido. Que ninguém deve abrir mão, por motivo algum, do seu direito de escolher um bom político, que realmente possa fazer alguma coisa por sua comunidade, por sua cidade.
#SouMaisPioXII


