Especial Semana da Criança PIO XII - Colégio Pio XII

Notícias

Dias Coloridos como num Sonho Feliz

Semana da Criança 2009Nos dias 8 e 9 de outubro, o Colégio PIO XII criou uma agenda de atividades nas mais diversas áreas para celebrar o Dia das Crianças. Com homenageados tão especiais, a criatividade rolou solta e a Equipe preparou tudo com muito carinho para agradar aos alunos. Gincanas divertidas, lanches partilhados, guloseimas de todos os tipos e muitas atividades recreativas se espalharam pelo pátio, sala multimídia, quadra esportiva, enfim, em todos os cantinhos possíveis e que coubessem uma expressão de felicidade. Artistas circences foram convidados e apresentaram várias habilidades próprias do circo, além de teatro, histórias e muitos risos. A criançada se lambuzava com picolés, pipoca, algodão doce enquanto corriam encantados pela escola ou brincavam na cama elástica ou deixavam pintar em seu rosto as figuras da alegria. Parabéns à equipe PIO XII por criar para a meninada um evento com o formato de um sonho feliz e colorido, do mesmo jeitinho que é o espírito infantil.

Banho de Mangueira – Água e Diversão

Algumas atividades da programação especial do Dia das Crianças privilegiaram o resgate de brincadeiras que vão se extinguindo ao longo do tempo. O Banho de Mangueira foi um momento de descontração com alunos do Maternal e a tarde se transformou numa experiência fantástica. A água, a roupa de banho, a correria pelo gramado despertou nas crianças uma sensação de liberdade e estimulou a expressão corporal dos pequenos. Acompanhados pelos Professores, os alunos viveram um outro tipo de entrosamento, com características de um momento de lazer fora da escola, o espaço físico do Colégio PIO XII se transformou num agradável “playground”.

O Mesmo Teatro sob dois Olhares – A Historinha da D. Baratinha

Dona Baratinha é um clássico do teatro infantil que vem sendo montado em todos os lugares, ao longo do tempo. A história principal é a vontade de casar da barata que vive fazendo exigências aos seus pretendentes. As turmas do Ensino Fundamental I dos turnos matutino e vespertino montaram o texto da D. Baratinha, mas cada turma deu seu tom à historinha. Os personagens infantis trazem muitas lições às crianças e o entretenimento é um caminho para ensinar. Os espetáculos das turmas da manhã e da tarde se apresentaram na programação do Dia da Criança. As professoras e os alunos do Ensino Fundamental I realizaram um belo trabalho cultural provocando rios nas platéias que os assistiram.

Vovó conta Histórias na Escola

As avós fazem parte do imaginário infantil e seguem contando histórias por várias gerações. Embora a avó moderna tenha outras características, a relação de carinho entre a vovó e os netinhos na contação de fábulas e sonhos foi resgatada pela Turma do Maternal da Professora Nete: a avó do aluno Marcos Vinicius, Magali Azevedo Silva, veio até a sala dos pequenos e contou sobre sua infância. As crianças puderam imaginar as diferenças das brincadeiras antigas e as de agora e esse intercâmbio de realidades foi mais uma atividade da Semana da Criança. Foram dias de festas e comemorações, trazendo para dentro da escola vários elementos desse universo, como o circo, por exemplo. Depois deste momento em sala de aula, as crianças junto com a avó Magali pintaram um painel com a temática circense. História, memória e sorrisos para mais uma homenagem às crianças.

“Joaninha Diferente” Discute as Diferenças com a EI e EF

O Colégio PIO XII promoveu uma programação diversificada no Dia das Crianças e utilizou várias formas de arte para celebrar a data dentro da comunidade escolar. O espaço multimídia da escola foi palco para apresentação da peça “Joaninha Diferente”, produzida pelos alunos da Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental. Na história, insetos de um jardim vivem um enredo que possibilita a reflexão sobre as diferenças entre as pessoas. A trama mostra as posturas que permitem o bom convívio social ao aceitar as diferenças do outro. Os personagens, seres da natureza, refletem sobre o comportamento do cotidiano dentro de uma comunidade e a peça teatral foi o veículo de comunicação usado para a sensibilizar os alunos sobre essas atitudes. As Professoras da Educação Infantil, Nete, Aline, Rose, Eva, Flávia e a bibliotecária Rose foram as atrizes da peça, que foi produzida com cenário e figurino.

Contação de História no Dia das Crianças Ensina sobre Bullying

Embora o termo seja novo, o bullying tem sido um problema dentro do ambiente escolar há muito tempo. As nuances das relações sociais dentro do universo da escola tem um contorno diferenciado quando as diferenças não são respeitadas. O bullying é o termo usado quando estudantes sofrem algum tipo de assédio moral, que os trazem sofrimento, como apelidos maldosos, perseguição, violência verbal e até física. Com essa preocupação, a Bibliotecária Rose, do Colégio PIO XII, promoveu um momento de contação de histórias e escolheu o livro “E SE FOSSE COM VOCÊ? – UMA HISTÓRIA DE BULLYING” de Sandra Saruê Marcelo Boffa. Os alunos do Ensino Fundamental I foram o público alvo para participar deste evento comemorativo do Dia das Crianças.

Com o uso da literatura, a Bibliotecária contou a história do livro para que fosse feita uma reflexão sobre este assunto que interfere no cotidiano dos relacionamentos escolares. O livro mostra também que o Professor é um dos instrumentos de formação comportamental e dá o exemplo de uma professora que ajuda aos alunos resolverem uma situação de bullying numa escola fictícia. Dentro da agenda do Dia das Crianças, mesmo ressaltando o valor da diversão, o Colégio PIO XII provoca um debate entre os alunos para que seja formada a consciência coletiva da importância do respeito ao próximo.

Burros Falantes e Princesas Ecológicas: Histórias Libertam a Imaginação

A Biblioteca do Colégio PIO XII foi cenário para “Duas histórias muito engraçadas” do Joel Rufino dos Santos e uma adaptação livre sobre o lixo dos mares do livro “As Histórias das Princesas do Mar” feita pela Bibliotecária Rose, que foi quem contou todas as fábulas. O livro do Joel Rufino conta as historinhas: “Burro Falante” e “Mania de Trocar”. Com um público atento ao enredo, o faz de conta invadiu o espaço e foi possível uma viagem ao mundo da imaginação permitido pelos livro s. A contação de histórias é o momento do silêncio para se ouvir e deixar a criatividade criar asas, imaginando seres do fundo do mar ou um burrinho tagarela, por exemplo. A literatura aliada à fantasia infantil forma a sensibilidade dos alunos, uma busca do Colégio PIO XII na formação intelectual dos seus educandos.