GESTÃO DA EMOÇÃO E FORMAÇÃO DE UMA MENTE BRILHANTE - Colégio Pio XII

Notícias

Em comemoração aos 60 anos do Colégio São José, fomos convidados a participar de uma palestra com Dr. Augusto Cury, autor da teoria da inteligência multifocal, e autor de livros publicados em mais de 70 países, na ocasião nos brindou com um tema sobre Gestão da Emoção, na noite de Segunda (14/05/2018). Assunto atemporal e de extrema necessidade, principalmente, nos dias tão corridos em que vivemos, onde fica difícil controlar a impulsividade, ansiedade, agressividade e, consequentemente, a insensibilidade ao outro.

Dr. Augusto nos induziu, primeiramente, a olhar para nós mesmos, a fim de que possamos nos conhecer, valorizar a nossa história, e nos amar, pois só assim temos a possibilidade e a capacidade de amar e aceitar outra pessoa. Durante sua fala brincou “vamos nos abraçar mais”, olhar para nós mesmos, e assim olhar para o outro, tratar as nossas dificuldades, para que tenhamos a capacidade de cuidar do outro, seja o outro o nosso filho, aluno, familiar, amigo, colega.

Percebendo, dessa forma, que esse raciocínio é simples: “por trás de uma pessoa que fere, há uma pessoa ferida. Ninguém faz os outros infelizes, se, primeiro, não for infeliz.” Nos encaminhando assim, para uma avaliação da nossa idade emocional, do quanto reclamos, do quanto nos cobramos, do quanto cobramos o outro, e quão difícil é lidar com pessoas com o ritmo diferente do nosso.

Vida é relacionamento, é vínculo constante, é lidar bem com o outro. Estamos permanentemente convivendo e, por isso, precisamos aprender, cada vez mais, a melhorarmos a nossa habilidade nessa arte linda, complexa, e primorosa, que é o relacionamento entre seres humanos.

Encerrando sua palestra, nos fez repensar acerca de quão agradáveis, admiráveis e surpreendentes, nós realmente somos:

Agradáveis (Mantém o tom de voz baixo. Não critica excessivamente. Não é repetitivo).

Admiráveis (Elogia três vez ao dia. Foca nas qualidades, fazendo o outro perceber as coisas boas que possui).

Surpreendentes (Diz coisas positivas nunca ditas, principalmente em situações que seria esperado o seu oposto).

 

“Pessoas feridas, ferem pessoas;
Pessoas curadas, curam pessoas;
Pessoas amadas, amam pessoas;
Pessoas transformadas, transformam pessoas;
Pessoas chatas, chateiam pessoas;
Pessoas amarguradas, amarguram pessoas;
Pessoas gratas, gratificam pessoas;
Quem eu sou interfere diretamente;
Naqueles que estão ao meu redor.”

 

(autor desconhecido).

 

Que possamos nos amar, nos doar, nos envolver e assim modificar o ambiente que nos rodeia.

 

Solaine Chibib e Renata Almeida