Gincana da Solidariedade Testa Nível Cultural dos Alunos - Colégio Pio XII

gincanaNo final da manhã desta terça, 20, aconteceram as provas culturais da “7ª Gincana da Solidariedade PIO XII”. As equipes azul, vermelha, amarela e verde participaram de uma sabatina sobre cultura brasileira e regional, testando o nível cultural dos alunos, numa das etapas da gincana.

A organização deste evento tem o objetivo específico de arrecadar alimentos para uma instituição filantrópica, a ser escolhida pelos próprios alunos vencedores, no final de todas as provas. O exercício da solidariedade se faz presente em muitas ações do Colégio PIO XII. Mesmo as promoções de entretenimento são realizadas com um viés que permite ao aluno e a toda equipe formar a consciência cidadã, praticando uma educação participativa em todos os ambientes sociais.

Na primeira etapa desta terça, duplas formavam bandeiras e eram contados os acertos para que fossem revertidos em pontos para as equipes que os alunos representavam. Nas questões culturais, apenas 1 aluno respondia a pergunta, caso alcançasse o sino, ganhando o direito de resposta. Representando a equipe amarela, o aluno Joanes, da 1ª Série A do Ensino Médio, teve maior êxito na atividade e levou a equipe à liderança da gincana.

Com tom de competitividade por conta das provas, mas com o caráter solidário, a gincana tem ainda em seu placar a equipe verde em 2º, a azul em 3º e a vermelha, em 4º lugar. Com grande rotatividade de número de pontos entre as equipes, a cotação do concurso tem um papel principal: através da alegria entre os estudantes, doar ao próximo uma postura de cidadania.