Gravidez Na Adolescência - 8º Ano Apresenta Trabalho Sobre o Tema - Colégio Pio XII

Nossos filhos são uma bênção. Sabemos disso e dedicamos todo o tempo e amor possível para a felicidade deles, mas todos sabemos das dificuldades e sacrifícios que a criação deles nos impõe, pois uma criança é, acima de tudo, uma responsabilidade, talvez uma das maiores proporcionada pela vida. É por isso que a gravidez, quando precoce, se torna uma preocupação e também um problema na vida da mãe, que carregará esta missão não só por 9 meses, mas por muitos anos de criação, isso se a decisão for realmente assumir o filho. Caso contrário, as consequências continuam possivelmente drásticas para vida da mãe e do filho, que, recém nascido, já sofrerá reflexos.

Nós, como responsáveis pela formação acadêmica e parte do crescimento social de nossos estudantes, temos a maior dedicação em conscientiza-los sobre este tema e orienta-los à prevenção e cuidados para evitar uma gravidez precoce e indesejada. Assim como fazemos com outros temas pertinentes que estão presentes em nossa sociedade.

Para a resolução do tema acima, foi lecionado uma atividade interdisciplinar envolvendo Língua Portuguesa,  Matemática,  Ciências,  Geografia, Produção de Texto e Escola da Inteligência.

Após leitura da obra “Papel de pai” de Giselda Laporta Nicolelis, livro que conta a história de um casal de jovens que enfrentam uma gravidez precoce e inesperada, abordando dúvidas e consequências deste descuido, os alunos do 8° Ano pesquisaram sobre a gravidez na adolescência, afim de conscientizar e evitar este grande transtorno. Os alunos transformaram os  dados encontrados em gráficos, abordando diversos assuntos: quantidade de adolescentes que se tornam mães no Brasil, riscos e consequências relacionados à gravidez precoce, regiões geográficas de maior incidência de gravidez precoce no Espírito Santo,  quantitativo de gastos para suprimento das necessidades básicas de um bebê e causas da gravidez precoce. Após a pesquisa, os estudantes apresentaram o trabalho para a turma vizinha, o 9º Ano, que pôde também absorver os conhecimentos para preservar a juventude e a fase acadêmica em que se encontram.