A IMPORTÂNCIA DA AULA DE VIDA E CIDADANIA - Colégio Pio XII

A formação de uma pessoa, enquanto cidadão deve ultrapassar as expectativas do professor, levar o sujeito a alavancar nas atitudes do cotidiano em prol dos interesses sociais. No contato com o grupo, a educação deve estar voltada para fatores que englobam os interesses dos mesmos, sendo associados a valores morais e éticos.

O processo educativo é responsável por levar os alunos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que deve desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.

Alguns valores podem ser considerados como principais para a formação da cidadania, como: Cooperação, Respeito, Diálogo, Bondade e Solidariedade.

Com o objetivo de ajudar os alunos no desenvolvimento de suas capacidades e responsabilidades, além do crescimento em suas relações interpessoais., o Colégio Pio XII, por meio do professor Tarcísio Neves,  ministra aula de vida e cidadania a partir das séries do Ensino Fundamental II.  Nessas aulas os alunos interagem bastante com o professor, utilizando as situações do dia a dia como forma de conteúdo e de questionamentos, dando uma formação não só acadêmica quanto acrescentando valores éticos em suas vidas.