A Importância da Contação de Histórias - Colégio Pio XII

Imagine uma criança de 10 anos que nunca ouviu uma história. Ela provavelmente terá muita dificuldade em resolver seus problemas e compreender suas frustrações. Este fato se dá pela falta de contato com diferentes situações do dia a dia. Ou seja, uma criança que ouve ou lê histórias regularmente, absorve a experiência da situação retratada no livro, criando uma flexibilidade comportamental que se adapta à diferentes situações.

Por outro lado, alguém que nunca teve contato com esse tipo de atividade, cria um padrão de comportamento limitado apenas aos acontecimentos vivido por esta pessoa, prejudicando o amadurecimento, plenitude e a compreensão em geral.

Em nossa escola, trabalhamos a Contação de Histórias com muita seriedade, pois cada conto tem sua importância no crescimento de cada aluno. As expressões faciais e a interpretação do contador também fazem toda a diferença, pois ajudam à compreender o sentimento de cada parágrafo.

O maior benefício desta simples atividade é o exercício das conexões neurais, que fazem com que o aluno se identifique com os acontecimentos e desenvolva maneiras de lidar com suas emoções.

lucasepriscila.com.br