A importância de atividades criativas na escola - Colégio Pio XII

A Pedagogia Moderna e inclusiva, nos mostra a importância de desenvolver atividades criativas na escola, principalmente na Educação Infantil. No Colégio Pio XII primamos por proporcionar capacitação profissional para que todos os professores, da nossa Ed. Infantil ao Ensino Médio tenham essa capacidade. E mostramos essas atividades para toda a comunidade escolar, rotineiramente.

Mas, temos ainda mais cuidado em proporcionar esse tipo de atividade para os nossos pequenos alunos por saber que nos anos iniciais, eles devem ser ainda mais estimulados em vários aspectos. Um deles é a  imaginação, que entedemos como a capacidade de resolver situações, criar possibilidades de lidar com o desconhecido e buscar soluções individuais e conjuntas.  Sabemos que estimular essa característica pode ser capaz de transformar a criança em um adulto inovador e criativo.

Muitas crianças têm  dificuldades na escrita e na interpretação da linguagem matemática e, em particular, na compreensão e resolução das situações-problema. Então, o que não faltam em nosso ambiente escolar são atividades que buscam melhorar o desenvolvimento dos nossos estudantes em todas as diciplinas por nós ofertadas, mas em Português e Matemática de forma incisiva. Afinal, muitas são as famílias que já têm em seus núcleos o estereótipo de que essas matérias apresentam um grau a mais de dificuldade para seus filhos. Nós trabalhamos para dismistificar essa premissa. E temos tido excelentes resultados.

Olhem que fofura os nossos pequenos do 1º ano A trabalhando seus nomes. A professora Sandrielen Gratz realizou essa atividade de uma forma bem divertida e que estimulava também a leitura dos seus mimos: cada aluno tinha que encontrar o nome do colega e entregar para ele estimulando a leitura e a identificação. Demais não é mesmo?! Estamos apaixonados com essa criançada linda e mega inteligente.