NONO ANO REALIZA EXPERIMENTO SOBRE VELOCIDADE MÉDIA - Colégio Pio XII

Os alunos do 9º ano estão aprendendo nas aulas do professor Demétrius Marques sobre uma matéria extremamente importante da Física: a Velocidade Média. O tema é frequentemente cobrado no Enem, nas provas do Ifes e em vestibulares no país inteiro.O assunto é sempre posto em pauta dada a sua aplicabilidade. Não é um assunto distante da nossa realidade. Nós podemos observar a velocidade no nosso dia, por exemplo, em uma notícia na televisão na qual a velocidade é citada, ao dirigir em uma rodovia, ao ler placas de trânsito, dentre outras coisas.Sabemos que o aprendizado se torna muito mais interessante quando é feito de forma prática e interativa. Pensando nisso, o professor Demétrius pediu para que eles construíssem carrinhos, usando objetos simples para a construção. Depois, foi feita uma atividade, que consistia em cronometrar o tempo e a distância percorrida pelo carrinho em determinado trajeto.Para tal, eles usaram a fórmula que foi aprendida em sala, até encontrem a velocidade média de cada carrinho. Com certeza os meninos apreciaram bastante a atividade, que foge à forma tradicional e metódica de ensino.