Palestra contextualiza condição da mulher de 1909 até os dias atuais - Colégio Pio XII

Dando continuidade à nossa semana voltada especialmente para falar  sobre as mulheres, suas lutas, conquistas e dificuldades, nesta terça-feira (12/03), durante a parte da manhã, nossa Psicóloga Renata Oliveira ministrou uma palestra para os alunos do 9º Ano à 3ª Série.

A psicóloga contextualizou a luta das mulheres de 1909 até os dias atuais – quando comemoramos o Dia da Mulher, em 08 de março –  para que os alunos pudessem entender que a defesa dos direitos das mulheres não é vitimismo. Para tanto ela mostrou por meio de vídeos, propagandas antigas, texto e muita conversa situações que mostraram para os estudantes a importância de abraçar essa causa.

Ela destacou  as taxas de violência doméstica, taxas de desempenho das tarefas domésticas, mercado de trabalho e diferença salarial. “Apesar das mulheres estudarem mais, o índice de desemprego entre elas é muito maior e o salário, mesmo no desempenho da mesma função, é muitas vezes menor que a do homem”, ressaltou Renata.

Na conversa muitos alunos ficaram surpresos de saberem que até pouco tempo atrás as mulheres não tinham direito de escolher seus próprios maridos, de se divorciar ou de votar. Renata Oliveira mostrou também que determinadas brincadeiras depreciativas contribuem para aumentar as diferenças e até mesmo a violência que mutias vezes é expressa por uma fala machista e pode chegar ao feminicídio.

Por meio dessa palestra, e dessa semana elucidativa, nós do Colégio Pio XII pretendemos mostrar aos nossos alunos que essa ideia  difundida de vitimismo não existe.  Nossos estudantes precisam entender que, independente se somos mulheres ou homens, não podemos aceitar tratamento desigual.  Somos todos humanos e nosso valor não está atrelado a gênero. #SouMaisPioXII