PARCERIA FAMÍLIA x ESCOLA: NOVAS TECNOLOGIAS - O DESAFIO DO PONTO DE EQUILÍBRIO - Colégio Pio XII

Alex Mistura

Em uma conversa no intervalo do recreio, com a Professora Thayana Carpes, que leciona Gramática para as turmas do Ensino Médio, ela me apresentou um texto de Walcyr Carrasco – “Falta de Privacidade” – utilizado por ela em sala de aula, e que me chamou atenção por abordar uma realidade cada vez mais vivida por todos nós, e inevitavelmente vivenciada também por jovens alunos de todo o País.

Basicamente o texto retrata o quanto as novas tecnologias têm influenciado o nosso cotidiano. Independentemente do momento ou da hora, somos constantemente bombardeados por ligações e mensagens – comerciais ou profissionais – de diversas mídias, tais como Messenger, Watsapp, Facebook, Skype, etc, que nos consomem cada vez mais e que nos dão ainda mais trabalho fora de hora, tirando nossa atenção para  as atividades que realmente não podem ou não deveriam ser interrompidas.

Na escola, o mesmo acontece com os nossos alunos, se não houver por parte dos Educadores uma postura firme que discipline a utilização desses aparatos e de outros mais que certamente ainda virão.   Ainda segundo o texto: “Os bons modos não evoluíram com os aparelhos eletrônicos. Nem o bom senso! (…) Os manuais de etiqueta explicam o uso de talheres. Os mais avançadinhos revelam não ser feio a mulher dividir a conta. Mas está na hora de serem criadas normas de comportamento para novas tecnologias”.

Novas tecnologias são inevitáveis e bem vindas, pois contribuem incomensuravelmente nessa “correria” que desafia a sociedade contemporânea, mas saber utilizá-las de forma correta perpassa, necessariamente, a missão de educar que compete primeiramente à  família e, complementarmente, à escola

Tenhamos, pois, todos nós, também nessa área, a plena consciência da nossa responsabilidade com as crianças e os jovens que a vida nos confia.