PIO XII CONTRA O BULLYING: ALUNOS ASSISTEM A TEATRO! - Colégio Pio XII

Aproveitando que todos estavam reunidos na quadra por ocasião do momento cívico, os alunos da 1ª Série do Ensino Médio, em parceria com o professor de Artes Cênicas, Paulo Henrique, apresentaram um teatro sobre o bullying nesta segunda-feira (17).O Bullying é um problema real, não só no Brasil como em todo o mundo. A apresentação retratava cenas de Bullying, dando ênfase nas diversas formas de agressão, físicas e não físicas, e focando também em como podemos prevenir essa prática com respeito e diálogo. É muito importante reforçar isso: O Bullying pode sim – e deve– ser prevenido através do respeito ao próximo.

Então, a psicóloga Renata Oliveira deu continuidade ao tema, falando um pouco mais sobre o Bullying e explicando aos alunos a importância de sempre, ao ser vítima de Bullying, procurar alguém para desabafar e relatar o ocorrido, seja um familiar, amigo, colega, funcionário da escola ou profissional. O importante é não deixar de falar, pois o Bullying não pode ficar impune.

Em uma situação de Bullying existem três ‘‘personagens’’, por assim dizer. A vítima, o agressor e a plateia, que mesmo que não cometa a agressão, também erra por não tentar a impedir, se tornando assim cúmplice.

Por último, a aluna Carina Gomes Santana, que participou do teatro, falou, com suas próprias palavras, sobre o porquê do Bullying precisar tanto ser combatido, já que ele é muito prejudicial. Ela explicou também que existem dois lados do problema, o da vítima e do agressor, e que ambos merecem atenção, já que o agressor só age dessa forma por um motivo. Ela enfatizou também a importância de todos nós nos opormos ao Bullying, porque muitos não têm ideia de como a pessoa que sofre com esse problema se sente, e isso é muito sério.A peça foi excelente, todos estão de parabéns! Gostaríamos de aproveitar para reforçar que o colégio não fecha os olhos para o problema. As portas para o diálogo estão abertas. Estaremos sempre aqui para ouvir e conversar sobre o assunto.