Pio XII participa de Encontro de Gestores Pedagógicos UNOi Educação - Colégio Pio XII

Neste sábado (16/03) a Diretora Pedagógica do Colégio Pio XII, Sol Favarato, representou a escola no Encontro de Gestores Pedagógicos UNOi educação, voltado para unidades escolares das regiões Sul e Sudeste.

A reunião, realizada na cidade de São Paulo, contou com a presença de mais de 200 gestores e teve como destaque a palestra “BNCC e currículo – uma conversa afiada”, ministrada por Chico Soares, professor emérito da UFMG. Soares participou do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular e pode falar com muita propriedade de todas as nuances desse tema.

Segundo nossa diretora pedagógica durante a palestra, e também nas oficinas de formação de gestores – foi mostrado a importância dos currículos dentro das escolas e também da necessidade de envolver toda a comunidade escolar na elaboração do mesmo.

O currículo é o DNA de cada escola. Nós já seguíamos a matriz referencial e vimos que estamos trabalhando com habilidade e competência para que nossos alunos possam se desenvolver de forma integral”, afirmou Sol Favarato.

Durante o encontro, o UNOi Educação ressaltou que cada colégio trabalha de forma diferente e que a elaboração dos currículos , respeitando a Base, deve ser adaptada a cada realidade. Na ocasião também foi ensinado como é o processo de elaboração desses documentos.

Nós vimos que cada escola tem autonomia para fazer seu currículo, dentro da proposta pedagógica de cada uma. O que já é desenvolvido aqui no Pio XII, por exemplo, pode ser acrescido ou retirado. Em breve vamos apresentar nosso currículo já adaptado aos pais e responsáveis”, concluiu Sol Favarato.