No dia 20 de novembro nós comemoramos o Dia da Consciência Negra. Esta data foi estabelecida pelo Projeto de Lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003 . O dia 20 de novembro foi escolhido em uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que faleceu neste dia no ano de 1695. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Os alunos do 4° Ano durante as aulas de história estão estudando sobre os africanos e como era a sua vida quando chegaram ao Brasil. Na aula de Português eles leram o livro da “Ciça” que conta a história de uma menina negra que trabalhava no campo e que passou por muitas dificuldades para estudar e vencer os preconceitos.

Junto com o professor Robson Mauro, de Educação Física, e com a professora titular da turma, Ranieli Alves, eles representaram um pouquinho da história dos negros no nosso Brasil e aprenderam que todos somos iguais não importa a nossa cor ou Raça. A grande lição que todos aprenderam foi a de que PRECISAMOS DE 365 DIAS DE CONSCIÊNCIA HUMANA!




