PRIMEIRO DIA DO SARAU LITERÁRIO FOI DE ARRANCAR SUSPIROS! - Colégio Pio XII

Ontem (27),  aconteceu o primeiro dia do 7º  Sarau Literário Pio XII, com apresentações da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, e o que presenciamos foi espetacular: depois de meses de preparação árdua com os alunos, nossos pequenos deram um show digno de gente grande!

Antes mesmo de o Sarau começar de fato, as emoções já ficaram à flor da pele com um vídeo de fotos dos nossos alunos, que os papais, mamães e familiares assistiram encantados.

O tema trabalhado pelas turmas foi um assunto importantíssimo: a Sustentabilidade. Nossos alunos trouxeram atenção, através de suas apresentações, à necessidade da busca de um mundo no qual as ações do presente resguardem e cuidem das necessidades do futuro, através da Sustentabilidade.

As apresentações foram únicas, maravilhosas. Cada uma com a sua particularidade, formaram um todo incrível.

Começamos com a turma do Maternal 3, que dançou a coreografia da música “De gotinha em gotinha”, mostrando a importância de se cuidar da água de gotinha em gotinha. Ficamos en-can-ta-dos com a desenvoltura deles. Foi lindo de se ver! Os papais babaram em ver seus filhos tão bem preparados para a dança!

Então, tivemos a turma do 1º Período apresentando a música “A sementinha’’, que cresce e floresce, se transformando em uma árvore rica e frondosa, gerando alimentos, sombra e matéria-prima, ao som de muitas palmas e acompanhados de olhares atentos. Eles estavam lindos, não estavam?

A turma do 2º Período A , se sensibilizando com o valão ao lado da escola, criou uma história, juntamente com a professora Chimene, que demonstra que temos que observar e modificar nossos atos, para que o valão se recupere. O projeto já havia sido trabalhado em sala, e nossos alunos capricharam na interpretação. Até mesmo suas expressões faciais demonstraram a mudança de um lindo rio para um valão poluído.

Já a turma do 2º Período B apresentou a Banda da Panela! A partir de um momento lúdico de transformação de “lixo’’ em instrumentos musicais e brinquedos usados na banda, eles puderam apresentar uma música que mostra a importância da reciclagem. Eles estavam inclusive caracterizados com as camisas da banda na panela, que teve um processo de criação muito interessante. Os alunos foram desafiados a fazer um desenho e escolher um nome para a banda. Através dos desenhos, foi escolhida por uma banca de juízes a arte da camisa e assim surgiu a Banda da Panela.

Já nas apresentações do Ensino Fundamental I, tivemos as turmas do 1º Ano B e 3º Ano A unidas, apresentando uma reflexão sobre o meio ambiente e as ações das pessoas que o compõem, para que as mudanças aconteçam. A forma como eles estavam dispostos, formando a bandeira do Brasil, contribuiu para a reflexão ao final sobre o país que queremos ter: Um Brasil de cara limpa! Cada aluno trouxe uma mensagem, com o som de fundo da flauta transversa tocada pela professora Maghdielly Cavalcante.

A turminha do 1º Ano A apresentou a música Amigo Planeta, na qual, todos, vestidos de médicos mostraram como todos nós temos um papel ativo na transformação do planeta. Foi incrível como todos se empolgaram!

O 2º Ano apresentou uma declamação com versos de “Um copo d’água’’, livro paradidático trabalhado pelos alunos, que mostra que a água sustenta nossa vida, faz parte de nossa essência e é vital para nossa sobrevivência.

A turma do 3º Ano B performou uma poesia de autoria própria, chamada Ecologia e Poesia, e trouxe, de forma bem divertida e clara, uma mensagem de preservação da natureza, mostrando que, quando se trata de poesia e ecologia, criança também cria!

Quando falamos de natureza, falamos inevitavelmente de água. Sem água, o presente se angustia e o futuro se estremece. A turma do 4º Ano fez uma linda apresentação da música “Terra, planeta água’’, que deixou todos encantados.

Para finalizar, o 5º Ano trouxe uma mensagem muito importante. A arte nos permite falar em silêncio, e foi isso que nossos alunos fizeram. Eles escolheram a música “Herdeiros do Futuro’’, que fala sobre a preocupação e os cuidados que devemos ter com a natureza. Eles passaram a mensagem apenas através da coreografia, sem usar palavras. Ao final, arrancaram aplausos da plateia – que o fez em Libras, para combinar com a apresentação. Foi incrível!

Podemos dizer que nosso 1º dia de Sarau foi um sucesso. A mensagem foi dada. O planeta precisa de cuidados e nós somos a chave da preservação. Através de nossas apresentações irretocáveis, fica plantada então a sementinha da preservação, que deve ser cultivada e regada para que tenhamos um futuro melhor.

Todos estão de parabéns pelo evento incrível que tivemos. Funcionários, professores, alunos, família e todos os outros envolvidos na realização do mesmo, que trabalharam duro para que tudo saísse perfeito – e saiu! Hoje, teremos as apresentações do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, e temos certeza de que serão igualmente inesquecíveis.

Veja mais fotos na nossa galeria do 1º Dia de Sarau Literário