Notícias

Com auxílio do professor Francismar Cunha, os alunos do nono ano apresentaram na 13ª edição do evento Sinepe em Ação o projeto de criação do Atlas Geográfico Digital de Vila Velha, a partir da cartografia colaborativa. O desenvolvimento do projeto se deu no primeiro semestre deste ano, buscando a articulação de conceitos de geografia, aplicação prática dos mesmos e a realidade dos alunos.

O desenvolvimento do projeto se deu no primeiro semestre deste ano, buscando a articulação de conceitos de geografia, aplicação prática dos mesmos e a realidade dos alunos. O atlas foi desenvolvido inicialmente em duas etapas: o planejamento e o desenvolvimento com os alunos.

Foram selecionados inicialmente os seguintes eixos temáticos da disciplina: cartografia, bacia hidrográfica, urbanização, áreas de risco, patrimônio histórico e cultural, vegetação, uso do solo, impactos ambientais, uso e conservação dos recursos hídricos e do solo, espaço urbano, espaço rural, dentre outros.

Eles construíram uma plataforma online de mapeamento colaborativo onde pudessem produzir seus mapas. A plataforma online de mapeamento colaborativo foi desenvolvida a partir da integração de planos de informações de um software do Sistema de Informação Geográfica (SIG) utilizado para a confecção de mapas e a plataforma online da Google “My Maps”.

Que tal dar uma olhadinha nessa trabalho incrível produzido pelo Professor Francismar, juntamente com os alunos do 9° ano? Acesse: https://atlasvilavelhapioxii.blogspot.com/

Para mais informações sobre o Sinepe em Ação, acesse: http://sinepe-es.org.br/main.asp?link=noticia@@id=863