Projeto Horta Escolar é desenvolvido com a Educação Infantil - Colégio Pio XII

O Projeto Horta Escolar é realizado pela professora Lorrayne, com as salas da Educação Infantil, além dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental. O objetivo principal é que os alunos entendam a origem dos alimentos, além de aprenderem sobre o ciclo das plantas. Além disso, a inserção de vegetais na alimentação também é estimulada.

Quinzenalmente, as turmas são levadas para a horta da escola, onde possuem o próprio canteiro. Nele, são os alunos que plantam e cuidam desde a fase inicial até a final. Cada um é responsável pela execução das tarefas relacionadas à semente que plantaram. O intuito é que acompanhem o desenvolvimento da planta e percebam as diferenças que acontecem com o passar do tempo.

O primeiro plantio realizado foi o de feijão. A escolha dessa leguminosa se deve ao fato de liberar nitrogênio no solo. Esse componente colabora com o aumento na qualidade e produtividade dos grãos e ajuda também na realização da fotossíntese. Por isso, a primeira plantação permite com que o terreno fique fertilizado para futuras plantações.

Ao final do projeto, os alunos fazem a colheita da produção. Após isso, o que foi retirado pode ser usado de diversas formas. Eles podem levar as sementes para casa, para fazerem algum projeto ou até mesmo utilizam para preparar alguma comida na escola.

É válido ressaltar a importância de projetos como este, pois levam o aprendizado para além da sala de aula. Dessa forma, é possível aprender na prática os conteúdos abordados nos livros, tornando-se uma experiência dinâmica e intuitiva para o aluno.