Projeto "Minhocário" - Colégio Pio XII

A turminha do Integral 2 (6 a 9 anos) iniciou, na semana passada, o Projeto Minhocário, em que será construída uma “fazenda de minhocas” para produção de húmus, com a finalidade de adubar a nossa Horta Escolar.
943343_566605950075376_1892362920_nO projeto, idealizado pela Professora de Ciências Raquel Araújo, vai abranger todas as turmas envolvidas com a Horta – Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 -, mas as responsáveis pela criação e manutenção do minhocário são as nossas meninas do Integral 2. Esta prática permitirá a observação do funcionamento do mundo natural e servirá de instrumento para abordagem de diversos temas, tais como:

• importância do reaproveitamento do lixo orgânico;

• solo, ciclagem de nutrientes, compostagem e decomposição;

• anatomia, hábitos de vida, ciclo de vida e comportamento de minhocas;

• adubação da horta da escola;

• cadeia alimentar;

• importância das minhocas para o meio ambiente.

Na primeira atividade, as alunas do Integral 2 observaram de perto algumas características das minhocas e aprenderam sobre a importância delas para o solo: as minhocas são animais detritívoros, que formam túneis e galerias no solo. Graças a essa habilidade, elas reciclam a matéria orgânica, auxiliando na decomposição, ao mesmo tempo em que enriquecem o solo – uma vez que expelem húmus ao ingeri-la.
1377605_566605970075374_94132944_nE fique ligado, pois em breve traremos mais notícias sobre a construção do nosso minhocário!!!