PROJETO  POLÍTICA, ÉTICA  E  CIDADANIA - Colégio Pio XII

Desde o início deste ano letivo, a Profª Penha Pompermayer deixou os alunos do 5º Ano cientes da realização do Projeto Política, Ética e Cidadania, que foi implantado em nosso Colégio em 2012, quando culminou com a posse do Prefeito da “cidade Pio XII”,  Mateus Carvalhal – atualmente no 9º Ano – eleito através de votação estudantil em  outubro daquele ano.
posse-camara-municipal-vv-2_450x600

Passados os quatro anos de mandato, chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos construídos em sala de aula, e mostrar que política é, sim, coisa de criança, pois o “aprendiz de cidadão” tem que saber  fazer escolhas, cumprir deveres, exercer  direitos e ser agente atuante de transformação no meio em que vive.
img_8616

Terminadas as Olimpíadas, que polarizaram a atenção do Brasil inteiro, e iniciadas oficialmente as campanhas eleitorais para a escolha de Prefeitos e Vereadores nos Municípios brasileiros, os alunos do 5º Ano  começaram a aprofundar os estudos para enriquecimento do vocabulário político, de forma a terem participação ativa nas “eleições” de outubro. Através de busca pelo novo, estamos direcionando o conteúdo de nossas aulas aos assuntos que  começaram a invadir os noticiários brasileiros. Os alunos perceberam isso em casa e na escola e, mesmo que ainda não sejam eleitores nas eleições municipais,  estão comentando e até se informando a respeito dos candidatos, das suas propostas, etc. Como educadora,  a Profª Penha Pompermayer acredita que o momento favorece bastante o trabalho e a consciência cívica, com questões ligadas à cidadania, à democracia e à responsabilidade social.
img_8618

Com pesquisas realizadas no site Plenarinho  <http://www.plenarinho.gov.br>  e Tribunal Superior Eleitoral <http://www.tse.jus.br>,  alunos e professora estão aperfeiçoando o conhecimento e dando início  à confecção do material que será utilizado na campanha dos candidatos a Prefeitinho, Vice Prefeitinho e Vereadores da Cidade Pio XII.   Os eleitores serão todos os integrantes da comunidade escolar, que esperam que os eleitos exercerão a função social a eles delegada.
img_8615

Nessa quarta –feira (21/09/2016) os candidatos se apresentaram a todos da comunidades escolar e os deixaram cientes das propostas que tem como objetivo melhorias para todos.