PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA - Colégio Pio XII

A psicomotricidade é uma ciência fundamental no desenvolvimento da criança, em que a mesma deve ser estimulada sempre para que se possa ter uma formação integral, uma vez que o movimento para a criança significa muito mais que mexer com o corpo: é uma forma de expressão e socialização de ideias, ou até mesmo a oportunidade de desabafar, de soltar as suas emoções, vivenciar sensações e descobrir o mundo. Está associada à afetividade e à personalidade, já que o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.

Esta ciência pode proporcionar aos alunos o desenvolvimento da consciência integral de seu corpo para um bom desempenho escolar, auxiliando a criança a superar possíveis dificuldades psicomotoras, não tendo, no entanto, a pretensão de resolver todos os problemas da aprendizagem.

A Educação Física, por meio de atividades adequadas pode auxiliar as crianças a conhecerem seu próprio corpo e descobrirem novas experiências motoras no ambiente onde elas estão inseridas, e a partir destas, iniciarem um processo de construção do desenvolvimento da percepção, representação mental e noção do seu corpo no espaço.

O Professor de Ed.Física Robson Mauro elaborou um circuito de atividades de psicomotricidade para seus alunos onde foi trabalhado o equilíbrio, que é o principal segmento da motricidade, o esquema corporal, o emocional e os limites das crianças. Foi uma aula bem aproveitosa e muito divertida! As crianças amaram!! #SouMaisPioXII