SEGUNDO DIA DE SARAU LITERÁRIO FECHOU O EVENTO COM CHAVE DE OURO! - Colégio Pio XII

Notícias

Dizem que tudo que é bom passa rápido. E é verdade.  Nosso Sarau Literário foi muito rápido, mas rápido o suficiente para ser muito marcante.

Na sexta-feira, tivemos os alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio performando suas apresentações. E olha, nós ficamos cheios de orgulho em ver o resultado de tanto trabalho durante esses últimos meses.

Em um reino não tão distante… O vocábulo Conhecimento, monarca do Reino das Palavras, iniciou uma discussão: Para que serve a literatura? O Amor, confidente do conhecimento, respondeu que serve para nos encantar com lindas histórias repletas de sentimentalismo. O rei, então, ficou a meditar… E perguntou ao amor se poderia comprovar isso. Ele respondeu: Claro que sim, meu grato rei. Para isso, nos deliciaremos com algumas histórias, poemas e músicas.

Então, pudemos nos deliciar com a peça “A bela e a fera’’, apresentada pela turma do 7º Ano com maestria.

Dizem que quem canta, os males espanta.  O aluno Vinícius Lopes, da 1ª Série, apresentou a música “Etéreo’’, de autoria de seu irmão, João Victor de Paula Lopes, ex-aluno do Pio XII, ao som de voz, violão, e muitas palmas da plateia.

E quem disse que família não pode participar do Sarau? Tivemos a contadora de histórias Marinalva Conceição de Souza, mãe do aluno Rafael Jordane, declamando a poesia “Meu destino’’, de Cora Coralina, que foi interpretada em Libras pela aluna Gabriela Celeste.

A literatura também serve para transmitir valores, infelizmente tão esquecidos. Foi o que tivemos através da encenação de “A fábula do beija-flor’’, por meio da qual o 6º Ano trouxe à tona a importância de fazermos a nossa parte, termos solidariedade e trabalharmos em conjunto.

A dança é uma excelente forma de expressão, e nós ficamos encantados com o desempenho de nossos alunos na apresentação de dança que fizeram. Os alunos Maria Eduarda, do 7º Ano, Alan Carvalhal, da 1ª Série, Nathan Goulart e Wilkson Seledoni da 2ª Série deram um show de abalar as estruturas!

E por que não chamar nossos queridos ex-alunos para participar também? A ex-aluna e atual estagiária do Colégio Shayne Panzera cantou e tocou para nós a música “House of the Rising Sun’’, da banda “The animals’’.

O que acontece quando metade da turma quer uma apresentação e a outra metade quer outra? Elas se juntam e, com muita imaginação, criam uma história única. Assim surgiu “Sherlock Holmes no País das Maravilhas”, fruto da criatividade do 8º Ano.

A 2ª Série teatralizou uma história muito interessante, – “A atriz’’- na qual a protagonista se dá conta de que sua vida não passa de uma ficção.

Contudo, a Literatura não se contenta ao mundo da ficção e da fantasia. Ela também trata a respeito das mazelas humanas: preconceito, falta de amor, violência, intolerância.

Sob esse viés, a turma do 9º Ano apresentou a peça “A fera’’, história na qual um jovem bem sucedido e cobiçado pelas mulheres, defendia que a aparência era tudo. Um dia, após humilhar uma colega de escola, um feitiço é lançado sobre ele, e seu rosto fica desfigurado. A partir daí, ele passa a aprender sobre o verdadeiro amor e a beleza interna, que é mais importante do que a externa.

Ainda tratando de questões sociais, tivemos a apresentação da peça “Vidas Cruzadas’’ pela 1ª Série, na qual, em um cassino, numa mesa de jogo, várias vidas se encontram, cada uma com sua batalha e cicatriz. Questões como dependência das drogas, homofobia e preconceito vêm à tona e provocam em todos uma importante reflexão.

A violência contra a mulher ainda é um grande problema em nossa sociedade, infelizmente. A peça “Silenciadas’’, apresentada pela 3ª Série, tratou do assunto de forma bem realista e séria. Violência doméstica, salários desiguais, assédio sexual foram alguns dos temas retratados, e nos fizeram atentar para esse grande problema da nossa sociedade. A atuação dos alunos estava ex-ce-len-te, ficamos surpresos com tanto talento!!

Para finalizar de forma alegre nossas apresentações, nossos alunos da 1ª e 3ª Séries apresentaram a música Despacito, que lhes deu a vitória da prova cultural da Gincana, agora com novos dançarinos, sendo ovacionados por todos. Foi um arraso!

Ao final, tivemos dois momentos. A nossa professora e organizadora de eventos Márcia Amália chamou ao palco a ex-aluna e estagiária do Colégio Isadora Tonetto, que estava em seu último dia de trabalho, para uma homenagem e despedida da Família Pio XII.

Então, a grande idealizadora do Sarau, nossa querida professora Agenildes Faria, recebeu uma linda homenagem dos alunos, que a deram um presente e um bouquet de rosas. Os alunos agradeceram por todo o empenho dela nesse evento que é tão marcante para os alunos. E vamos combinar: ela merece!

Aproveitando que todos estavam ali reunidos, foi passado um vídeo muito especial, com fotos de momentos dos alunos. Eles adoraram a surpresa. Certamente não se esquecerão, especialmente os da 3ª Série,        que estão encerrando uma etapa tão importante de suas vidas.

Nosso Sarau foi perfeito! Até mesmo pequenos problemas técnicos se transformam em situações positivas quando a atmosfera é boa. É incrível ver como temos alunos tão talentosos, que se esforçam tanto para fazer um trabalho incrível e encantar a todos. Parabéns a todos os envolvidos nessas duas noites tão encantadoras. Já estamos com saudades do Sarau 2017. E que venha o 8º Sarau Literário!

Veja mais fotos na nossa galeria do 2º Dia de Sarau Literário