Semana de Emergência/SOS Língua Pátria - Colégio Pio XII

Profª. Agenildes Forrechi

Você já parou para observar como o jovem brasileiro tem utilizado nossa língua pátria? São tantas abreviações (vc, blz, fds, qq, bj, vlw, net, kkkk…), equívocos na grafia de palavras… acentuação, então, nem se fala! Fora o fato de não conseguir expor suas ideias por meio da escrita e não apreender o sentido da maior parte dos textos que lê. Cada dia que passa, a situação se agrava ainda mais, e uma pergunta paira: como solucionar esse problema tão grave?

É claro que não existe uma fórmula mágica, mas ao incentivarmos a prática da leitura e da escrita, promovermos o uso regular do dicionário e, principalmente, mostrarmos que a língua portuguesa é base para a aprendizagem de todas as demais áreas do conhecimento, certamente, formaremos cidadãos que dominem a norma padrão do nosso idioma e, não apenas, a linguagem coloquial.

Com o objetivo de mostrar ao seu alunato a importância da Língua Portuguesa no estudo das demais disciplinas do currículo escolar, o Colégio Pio XII promove pela sétima vez, nesta semana de 18 a 22 de fevereiro, mais um dos seus projetos pioneiros: a Semana de Emergência/SOS Língua Pátria. Durante esse período, os professores de todas as disciplinas desenvolverão atividades voltadas à interpretação de textos, gráficos, ampliação de vocabulário, produção textual de gêneros diversificados, entre outros.

Para tornar esse momento ainda mais prazeroso, teremos o nosso concurso de soletração de palavras. Neste ano, a premiação está muito convidativa: o vencedor/a vencedora leva um kindle (leitor digital de livros). Para quem ainda não conhece essa maravilha da comunicação eletrônica, seguem algumas informações: é pequeno e leve ( pesa menos de 200 gramas), mas comporta até 1.400 livros. Com wi-fi  embutido, baixa um livro em 60 segundos. A tela propricia leitura sem reflexo como se fosse papel, mesmo sob a luz do sol.

kindle

Bom demais, não é mesmo?  Pois para completar, o nosso “soletrando” e respectiva premiação acontecerão na 6ª feira/22, durante o animado e divertido encontro de acolhida anual que o Pio XII promoverá para todos os alunos, no Clube Campestre Rachid M. Chibib.

Nenhum Comentário