Semana de Orientação Profissional ajuda alunos do Ensino Médio a terem melhor percepção do futuro - Colégio Pio XII

Entre os dias 05 e 09 de agosto, aconteceu no Colégio Pio XII a Semana de Orientação Profissional. Durante esse período, diversos profissionais foram convidados para virem à escola contarem um pouco mais sobre o dia a dia de suas profissões. O objetivo foi de auxiliar os alunos da 2ª e da 3ª Série do Ensino Médio a terem melhores noções da graduação, mercado de trabalho, área de atuação, dentre outros.

No dia 05,  Gilber Machado, que é CEO da Kuau – plataforma de orientação vocacional que a escola oferece para os alunos – abriu a semana com sua apresentação. Ele discutiu bastante sobre a necessidade do planejamento do futuro, e a importância dessa prática para alcançar o sucesso profissional.

No dia seguinte, os alunos conheceram um pouco mais sobre três palestrantes diferentes: Alessandra Alcure, que contou toda sua experiência na área da gastronomia, chef de cozinha e os diversos ramos da profissão; Milena Mello, nutricionista que compartilhou seus conhecimentos sobre a profissão, jornada profissional e experiências acadêmicas; e Brenno Seabra que esclareceu todas as dúvidas sobre jornada de trabalho, área de atuação e rotina de estudos da medicina.

Na quarta-feira, seguindo ainda a área da saúde, o convidado foi o fisioterapeuta Fábio Mendonça, que deu importantes dicas de como crescer profissionalmente, e esclareceu dúvidas sobre a profissão. Nesse dia também, a psicóloga Renata Oliveira realizou exercícios de autoconhecimento com os alunos, além de mostrar a diferença das muitas áreas existentes na psicologia, e explicar como funciona cada uma.

Para a quinta-feira, os alunos contaram com a presença da Capitã da Polícia Militar do Espírito Santo, Elizabeth Bergamin. Ela, que também é piloto de helicóptero da PM, compartilhou informações ricas desde o processo seletivo para a entrada, experiências que viveu e o dia a dia na carreira, além dos riscos oferecidos pela profissão.

Para encerrar a semana, a última convidada foi a dentista Dhandara Araújo. Ela compartilhou com os alunos diferentes informações acerca da profissão e curiosidades desconhecidas por eles, até então.

Ficamos imensamente satisfeitos com o resultado, pois acreditamos que é de extrema importância guiar e auxiliar nossos alunos nesse momento decisivo da vida. Gostaríamos, também, de agradecer a disponibilidade de todos para o comparecimento no colégio. Foi incrível!