Senhor Sabichão e o Direito da Fala - Colégio Pio XII

O que fazer com a enxurrada de ideias que os alunos querem falar na mesma hora? Use o SENHOR SABICHÃO!

Saber os momentos de falar, ouvir e esperar é muito importante para a formação do aluno. Pensando em passar este conhecimento importantíssimo para seus aluninhos do 2º período, a Professora Chimene Moreira levou para a sala de aula o Senhor Sabichão.

O senhor sabichão é um boneco, feito pela própria professora, que tem por objetivo qualificar a escuta e a respeitar a vez do outro de falar. Foi através de uma brincadeira de roda proposta pela Professora que a turminha começou a colocar em ação este ensinamento. Quem tinha o boneco na mão, tinha a palavra. Os outros aguardavam sua vez de segurar o sabichão e aí poderem falar. Esta brincadeira permitiu que cada aluno tivesse sua vez de falar.

Os aluninhos amaram tanto a brincadeira que pediram para a professora fazer este momento todos os dias para que eles pudessem contar para a turminha um pouquinho do seu dia. Essa tarefa foi fundamental para que a criançada aprendesse a escutar e a esperar a sua vez para falar. Aprendem, também, a respeitar a opinião dos coleguinhas. #SouMaisPioXI