TEMA DE REDAÇÃO DO ENEM 2017 É DEBATIDO COM O NOSSO QUERIDO 3ºÃO - Colégio Pio XII

No dia 5 de Novembro foi realizada a primeira prova do ENEM 2017, que englobou as matérias de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Este ano, o tema da redação foi inesperado tanto para os Professores quanto para os alunos: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Conversamos com os alunos da 3ª Série para saber como eles se saíram na prova e saber o que acharam do tema da redação.  “Eu achei interessante o tema para ser discutido, mas não pra ser colocado numa prova avaliativa”, disse a aluna Lavínia Ribas. A turma concordou com seu ponto de vista.Segundo Maxwel Rezende “foi um tema um tanto quanto inusitado, pegou os estudantes de surpresa. […] Quantas escolas particulares têm classe especial (para surdos)?” Esta segunda opinião rendeu uma discussão acerca do pouco conhecimento que a sociedade tem sobre as condições de ensino para pessoas nessas condições, o que só reforça a necessidade de mudança nesse quadro de exclusão social dos surdos.

Quanto às propostas de intervenção, a turma destacou a inclusão do estudo de Libras nas grades curriculares das faculdades, com a criação de uma turma para surdos, se preciso, e aulas com acompanhamento de um intérprete, ou até mesmo um intérprete nas aulas regulares.Para uma mudança imediata, eles acham que o correto seria exigir que as escolas aderissem a um intérprete e possibilitem a matrícula de alunos surdos sem dificuldade, ao invés de serem dispensados para colégios públicos.Apesar do susto ao ver o tema, pela discussão e as opiniões relevantes que ouvimos, temos certeza que nossos alunos arrasaram nessa prova, e que domingo que vem eles continuem com essa força de vontade! Confiamos em vocês 3ºÃO!