TURMA DO 5º ANO REALIZA ENQUETE - Colégio Pio XII

Estudar sobre os valores humanos tem uma enorme importância para crianças em processo de formação e desenvolvimento. Para quem não sabe, “valor” é o conjunto de características de uma pessoa ou organização, que determinam a forma como essa pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. A turminha do 5º Ano, através de uma atividade proposta pela apostila Maxi de Ensino, já está “fera” no assunto.
img_8100
img_8085

A Profª Penha Pompermayer dividiu os 26 alunos da turma em pequenos grupos de pesquisa. A atividade da apostila propôs que cada grupo  abordasse adultos da comunidade escolar para explicar o significado da enquete, e então poderem colocar em prática a pesquisa, lançando a seguinte pergunta: “Quais valores você considera mais importantes em uma pessoa? Valores morais, estéticos, materiais ou religiosos?”
img_8093 img_8095

A pesquisa aconteceu em diversas áreas do Colégio, sendo elas a Portaria, a Secretaria, a cantina, o Laboratório de Informática, dentre outros locais.
img_8076

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor os funcionários que fazem parte da Família Pio XII, e com eles construir novos conhecimentos. Entrevistado, o Diretor Sandro Chibib explicou sua preferência pelos valores humanos, destacando de forma negativa o termo “hipocrisia”, que até então era desconhecido para os alunos.  Pronto, já foi mais uma tarefa e mais um resultado positivo da pesquisa: buscar o significado da palavra em questão.   Outro subproduto interessante foi os alunos ficarem atentos ao dia a dia dos funcionários que responderam.    Outro destaque sensacional da  enquete: 100% dos entrevistados garantiram preferir os valores morais.

img_8092

Após a pesquisa, os alunos foram para a sala de aula debater sobre o assunto e chegaram à seguinte conclusão: “Não basta fazer uma bela escolha, a opção politicamente correta. É fundamental praticar tais valores em nosso dia a dia.”