Turmas do 1º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre vida sustentável! - Colégio Pio XII

Na tarde de hoje, as turmas do 1º ano receberam a visita da Aline Gago, que é farmacêutica e mãe da aluna Maria Eduarda Gago, do 1º ano B. Ela adotou a proposta de viver de maneira sustentável em casa, reduzindo drasticamente a quantidade de lixo produzida na residência. Por isso, ela foi convidada para que os alunos pudessem compreender um pouco mais sobre como funciona essa estratégia.

De início, ela explicou a importância de pequenas atitudes sustentáveis no nosso dia a dia. As crianças puderam perceber quais são os pequenos atos que podemos adotar e que fazem a diferença no ambiente em que vivemos, e como eles influenciam diretamente na vida de outros seres. Ela mostrou aos pequenos que os animais também sofrem e são prejudicados com o uso excessivo de plástico pelo ser humano.

Depois, foi realizada uma atividade lúdica, com ajuda das professoras Maria Ângela Balbino e Rosiane Rios, em que era preciso separar o lixo de acordo com a classificação de papel, plástico, metal e vidro. A Aline mostrou também produtos que devem ser preferencialmente escolhidos que reduzem lixo e poluição, como sacolas recicláveis no lugar das de plástico, camisas feitas de garrafa PET, bucha vegetal, copo de uso pessoal, entre diversos outros.

Por isso, foi possível aprender como preservar a natureza, além da necessidade da prática dos 3 R’s – reduzir, reutilizar e reciclar. Assim, esperamos que cada um possa ter aprendido um pouco com os ensinamentos de hoje e que levem a informação para a família e amigos.