Turmas do 1º Período realizam experiência com a água - Colégio Pio XII

As turminhas de 1º Período A e B têm aprendido bastante sobre a importância da água para os seres vivos. E aproveitando a chegada da primavera, as turminhas foram visitar o Laboratório de Ciências para fazer  uma experiência linda: com a ajuda das Professoras  Eva, Claúdia e Raquel, testaram se as flores realmente absorvem água.
IMG_0753
A experiência aconteceu da seguinte forma: cada  aluno trouxe para a escola uma rosa branca. As flores foram divididas em três jarros diferentes – um jarro de água tingida com anilina vermelha, outro com apenas água e o terceiro vazio.
DSC06795Após  três dias, a garotada pode  perceber que as flores que estavam no jarro com anilina mudaram de cor, as outras se mantiveram brancas, e as do jarro sem água desidrataram. Isto aconteceu porque as que estavam mergulhadas absorveram a água, que foi até as pétalas.
CIMG2826As crianças adoraram a experiência! Elas são curiosas e já têm noção, ainda pequenas, de que há muito o que conhecer sobre o mundo.
CIMG2816E nós, enquanto mediadores da aprendizagem, temos a função de investigar a dúvida, provocar o educando para a indagação do que anseia aprender, e mostrar-lhe que há várias fontes de saber.
IMG_0746Tomando por base o referencial curricular nacional para a Educação Infantil, é importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, que os mesmos sejam investigados por questões significativas para observá-los e explicá-los, e que o educando tenha acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los. ( RCNEI, 1998 p.166).

Clique aqui e veja mais fotos!